1º Módulo - IPD - Introdução ao Processamento de Dados
Aula 05 - Apostila de IPD - Páginas 21 à 26
Digitando textos simples no bloco de notas
Editando e salvando textos no bloco de notas
Recursos do Bloco de Notas
Aula prática - Digitar os textos abaixo no bloco de notas
Texto 01
O Rio Grande do Norte é isso: sal, sol, nordeste. Barreira do Inferno, viagens espaciais, industrialização. Algodão do Seridó, salinas de Mossoró e miragens. Luta contra a seca, praias de areias coloridas, céu limpo. O último forte do folclore brasileiro, a melhor carne-de-sol do Brasil. O litoral potiguar tem um céu limpo todo o ano, ventos fracos e regulares, chuvas rápidas.
Saindo das cidades do litoral começa a surgir a imagem do sertão nordestino: as caatingas arbóreas desaparecidas pelas derrubadas acima do recomendável, a terra seca, vestígios da existência das florestas que nunca foram grandes. Escassez de chuvas e secas periódicas.
No interior, os grandes problemas estão concentrados nas deficiências em termos de transporte, água, saúde pública, centros de treinamentos, energia e mão-de-obra. Há falta de capital para gerar indústrias. O subsolo é riquíssimo.
Texto 02
Um dos nomes mais brilhantes da história da Matemática é, sem dúvida, Arquimedes.
Nasceu em Siracusa, no ano 287 antes do nascimento de Cristo, e sua vida foi inteiramente dedicada à Matemática, à Física e à Astronomia.
Muitas de suas concepções foram estudadas e desenvolvidas nos tempos modernos, e deram origem a grandes progressos das ciências nos últimos séculos.
Deve-se a Arquimedes inúmeras invenções mecânicas que tornaram seu nome respeitado pelos próprios inimigos de sua Pátria.
Foi, porém, na segunda guerra púnica, quando em defesa de sua Pátria, que mais se revelou seu gênio inventivo com a construção de armas ofensivas e aparatos guerreiros que durante longos anos resistiram ao exercício de Marcelo, tido como o mais poderoso.
Construiu gigantescas catapultas que lançavam pedras, flechas e outros projéteis a distâncias consideráveis, fazendo com que o inimigo por várias vezes desistisse do cerco. Imensas máquinas com arpões que agarravam as galeras romanas, afundando-as ou atirando-as contra os rochedos, foram também criações de Arquimedes.